Solução para Wi-Fi que não passa toda a velocidade para o PC

Solução para Wi-Fi que não passa toda a velocidade para o PC
Solução para Wi-Fi que não passa toda a velocidade para o PC

Durante muito tempo enfrentei um problema irritante: minha internet contratada era rápida, mas meu PC simplesmente não recebia toda essa velocidade. Mesmo com testes mostrando que o plano entregava tudo corretamente no roteador principal, o sinal chegava forte, porém a velocidade não passava dos 300 Mb/s no adaptador Wi-Fi do computador.

Decidi investir em uma solução simples e eficaz: comprei um kit com dois roteadores mesh por R$ 250 cada (AX3S, Link aqui). A ideia era espalhar melhor o sinal pela casa e resolver de vez o problema da internet limitada no PC.
1. Desativei o WiFi do Roteador da operadora e conectei um cabo cat6 no primeiro Roteador na porta WAN.
2. Posicionei o segundo roteador diretamente na mesa do computador e conectei um cabo cat6 entre ele e o PC na porta LAN.

Toda configuração da rede foi feita com o app Huawei AI Life, que permite gerenciar o roteador, configurar nome da rede (SSID), senha do Wi-Fi, criar rede de convidados, ativar controles parentais, além de monitorar dispositivos conectados e otimizar o sinal em tempo real.

Com o computador agora conectado via cabo ao segundo roteador mesh, passei a receber 100% da velocidade contratada — 700 Mb/s, sem oscilações, perdas ou interferências! A rede mesh cria uma comunicação otimizada e estável entre os dois roteadores e, como o segundo está estrategicamente posicionado próximo ao computador, consigo aproveitar toda a velocidade da internet sem depender do adaptador Wi-Fi.

Além de resolver o problema da velocidade no PC, a cobertura da casa melhorou como um todo. Outros dispositivos como também passaram a se conectar com mais estabilidade, e o sistema de mesh permite que celulares, notebooks e smart TVs troquem de ponto de acesso automaticamente, sem queda de sinal.

Essa solução não exige conhecimentos avançados: basta instalar os roteadores mesh, conectar o principal ao modem e o secundário em um local estratégico, próximo ao computador. Para quem sofre com Wi-Fi limitado, especialmente por causa de adaptadores antigos ou pela distância do roteador, essa é uma das maneiras mais práticas e eficazes de extrair tudo o que sua internet pode oferecer.